domingo, 3 de janeiro de 2010

Julgando

Quero movimentar um pouco mais esse blog e por isso quero colocar mais coisas, mais vídeos, mais exercícios...

Para começar vou colocar os percursos que julguei e tentar dar dicas aos juízes menos experientes ou àqueles que pretendem se tornar juízes. Sei que a minha experiência não é também tão grande, mas o que falarei aqui me ajudou para que cada próxima prova em que eu julgasse eu me sentisse melhor e mais confiante para julgar.

Como já disse aqui algumas vezes, gosto de julgar. Já deixei de competir em muitas etapas para julgar (inclusive na estreia da Lua só competi uma pista, pois a outra eu estava julgando), já literalmente "viajei" para ir julgar em provas distantes, já passei a noite montando percursos porque queria que aquelas pessoas que também viajam para competir, que pagam a inscrição, que levantam mais cedo em seu final de semana só para competir, tivessem um dia bom com os seus cães... E principalmente sairem de cada prova lembrando porque começaram com isso tudo, não pela competição, mas sim por estarem lá com seu melhor amigo.

As pessoas querem ganhar, é claro, eu também! Mas sempre há, em algum momento, uma hora que esquecemos o porque começamos com isso tudo.

Muitos amigos meus, que não fazem agility, já me perguntaram: "Mas o que você ganha julgando uma prova?"

Financeiramente falando, nada. Mas gosto de estar lá com meus amigos, de fazer novos amigos "por ser juiz", de ver as pessoas comemorando com seus cães depois de uma pista bem feita, de um Excelente Zerado, da alegria das pessoas no pódio, claro que gosto também de receber um elogio de quem competiu ou assistiu uma pista minha.

Devo publicar mais pistas em breve...

4 comentários:

Marcela / Nina disse...

Aprovado! :)
Vou gostar muito de ver as pistas comentadas!

Maria Valladares disse...

Po Renan, legal tua idéia! Faz isso sim. Eu mesma queria acabar fazendo a banca um dia, já que a última não pude fazer por motivos diversos.

Aliás, gostei do novo layout do blog, mais personalizado!

Renan disse...

Valeu Marcela!
Maria, hoje temos uma juiza mulher: a Camila. E só.
Acho que ser juiz "ajuda" o condutor, você tem outra visão das pistas... Eu não esqueci a pista nenhuma vez depois que comecei a julgar...

Just Agility disse...

Vou ca estar para ver .... e comentar claro :)

Boa ideia Renan ,

Eu tambem gosto de desenhar pistas .... mas julgar ( nunca o fiz ) ..acho que não ehe