domingo, 16 de maio de 2010

Julgando: 5ª etapa do Campeonato Brasileiro

Julguei a 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro, no CTA, no dia 24 de Abril. Sei que tem tempo mas não havia postado essas pistas ainda.


Quando julgamos, geralmente o juiz de Grau mais elevado que envia as zonas de contato. Nesse caso, como teríamos as duas etapas do Grau 2 pela manhã e eu começaria julgando, essa foi a primeira vez em que eu tinha total liberdade para montar a pista e escolher onde as zonas de contato ficariam.



Clique duas vezes para ampliar.

Gosto de montar pistas mais espaçadas mas com o exercício no início da pista e no final, utilizando os mesmos obstáculos, "perdi" um pouco de espaço no resto da pista. Não que isso seja ruim: Eu tinha um ótimo espaço para julgar a pista inteira. De certa forma, a sequencia dos obstáculos de contato facilitavam para que eu julgasse eventuais faltas.


A única diferença do desenho para a pista foi que o último obstáculo era o duplo, e não o salto simples.


Clique duas vezes para ampliar.

No Jumping, a minha pista ficou espaçada, usei todo o espaço da pista e como um bom Jumping eu conseguia julgar tudo em um mesmo lugar. Fiquei atrás do tunel (no número 8 ), assim eu conseguia ver tudo e principalmente as bocas de túnel e da casa. Com muitas mudanças de direção, acabei medindo pela trajetória ideal e deveria ter espaçado mais ao medir. Por causa disso, o TSP ficou muito baixo e muitas duplas fizeram falta de tempo, mesmo algumas que fizeram boas pistas (e que supostamente não deveriam levar falta).

Mas faz parte! Sempre depois de cada pista tento olhar o que acertei e o que errei, como já ouvi algumas vezes "o melhor juíz é o que erra menos", porque de certo todos irão errar. O intuito é manter os acertos e melhorar os erros.

O engraçado foi ter duas etapas rolando ao mesmo tempo. Julguei o agility da 5ª Etapa, sai correndo pra trocar de roupa e competir no Agility da 6ª na pista da Camila, acabei a pista e me troquei de novo pra montar e julgar o Jumping, ai corro de novo pra trocar de roupa e competir no Jumping da 6ª na pista da Camila. Quando achei que acabou, ainda tinha o pódio e tive que me trocar de novo. Ainda faltava julgar a subida da passarela no Agility 3 do Tiago...

Rocio e Gil venceram o Grau 2 Mini (mas na minha opinião a Rocio deu show com o Guaraná, mesmo eliminando no jumping), Antonela e Alice venceram o Midi (fez ótimas conduções, evoluiu bastante desde a primeira vez que vi a dupla mas cometeram um refugo no jumping que fez elas perderem um bom tempo!) e no Standard deu Dan com Dina, que venceram as duas etapas (eles ficariam fora da etapa por causa da cirurgia do Dan, que foi adiada e assim ele pôde competir e ganhar as duas, show!). É ótimo estar no pódio com esse cara que sempre me ajudou, devo muito no agility a ele.


Faltando apenas 4 etapas pro término do Campeonato Brasileiro, sendo que duas serão válidas pro Paulista, depois disso teremos apenas as Seletivas, acredito que não julgarei mais durante essa temporada.

Aos aspirantes a juízes, que fizeram a banca esse final de semana, boa sorte.

Grande abraço!

Um comentário:

Dan disse...

Valeu Renan!!
Vc ainda vai dar para um grande juiz!!!! KKKKKKK

Brincadeiras a parte me orgulho de vc , pois hj é um bom juiz e ainda vai ser um dos melhores pois é novo, gosta de agility e é esforçado
parabens!!!
abs